Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Avião de Eduardo Campos leva PF a esquema de lavagem de dinheiro

Operação Turbulência investiga movimentações financeiras suspeitas em empresas envolvidas na compra da aeronave que transportava o ex-candidato à presidência.

há 8 anos

João Valadares Avio de Eduardo Campos leva PF a esquema de lavagem de dinheiro


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/6), a Operação Turbulência, com o objetivo de desarticular organização especializada em lavagem de dinheiro que atuava em Pernambuco e Goiás e que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010.

A investigação começou com a análise de movimentações financeiras suspeitas nas contas de empresas envolvidas na aquisição da aeronave Cessna Citation PR-AFA, que transportava Eduardo Campos, então candidato à presidência da república, no acidente fatal, em agosto de 2014. Leia mais notícias em Política

Segundo a PF, as empresas eram de fachada, constituídas em nomes de “laranjas” e que faziam transações entre si e com outras empresas fantasmas, incluindo companhias investigadas pela Operação Lava-Jato.

A suspeita é que parte desses recursos serviam de propina a políticos e formação de "caixa dois" de empreiteiras. O esquema estava ativo, no mínimo, desde 2010. Cerca de 200 policiais federais cumprem 60 mandatos jucidiais, sendo 33 de busca e apreensão, 22 de condução coercitiva e cinco de prisão preventiva.

Segundo apurou o Correio, a Polícia Federal já prendeu João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho e Eduardo Freire Bezerra Leite, em São Paulo. Eles seguem para Recife em um voo comercial. Também foram presos Apolo Santana Vieira e Arthur Lapa Rosal.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos no Aeroporto de Guararapes e nas cidades pernambucanas de Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Moreno e Lagoa de Itaenga, além de Goiânia (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).

Tanto os presos como os conduzidos coercitivamente serão levados para a sede da Polícia Federal em Recife. Os envolvidos responderão, na medida do grau de participação no esquema criminoso, nos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.


Fonte: Correio Braziliense

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações137
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações415
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aviao-de-eduardo-campos-leva-pf-a-esquema-de-lavagem-de-dinheiro/352576051

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)